Avalie este item
  • 0.00 / 5 5
(0 votes)

Reproduçã: Unsplash/Li-An Lim

Levar uma vida mais sustentável é o desejo de muitos mas nem todos sabem como começar. Você sabia que o setor da ONU dedicado ao meio ambiente conseguiu reunir todas as informações para que você possa começar a fazer a sua mudança agora mesmo? Pois é, a campanha chamada #AnatomyOfActions (Anatomia da Ação) tem a ver com necessidade de nos tornarmos mais conscientes em relação ao estado do Planeta Terra.

O que é #AnatomyOfActions?

Anatomia da Ação, em português, é um projeto criado para inspirar as pessoas a fazerem o mínimo todos os dias. Tentando reforçar a economia circular ao redor do mundo, o objetivo é alcançar uma sustentabilidade global. De acordo com pesquisas feitas pela organização, focando em apenas 5 áreas já é o suficiente para causar um ótimo impacto no mundo.

Quais são as 5 áreas principais?

Comida

Na primeira área, há um destaque para três pontos: trocar o tipo de proteína,  plantar o que comemos e utilizar elas por completo. Falando assim resumidamente um nó se instala na nossa mente, não é? Mas calma que te explicamos.

Quando se fala em trocar o tipo de proteína, nada mais é que comer menos carne vermelha/branca. Não é de agora que estudos apontam que comer carne vermelha não faz bem para nós, o planeta e os animais. A lista é longa, mas vale a pena levar em consideração. Plantar o que comemos nunca foi difícil, certo? Que tal experimentar plantar tomate, couve, alface, cenoura e etc.? Caso plantar não seja uma das melhores opções, você ainda pode comprar na feira que tem toda semana no seu bairro, já pensou sobre? É uma ótima maneira de ajudar aos agricultores locais e seu corpo com certeza agradecerá. Por último mas não menos importante, tente utilizar a verdura/legumes/fruta por completo evitando ao desperdício dos mesmos.

Objetos

Com as marcas tecnológicas sempre lançando novos produtos, é muito difícil não render a tentação de comprar um novo celular, camera, fone ou até mesmo um computador, sendo assim, a dica aqui é reutilizar o máximo possível. Grande parte desses produtos são feitos para serem utilizados até seu último dia de vida útil. Caso você consiga o utilizar até sua ‘última gota’, que tal levar ele novamente para a marca para que eles possam reutilizar as peças? Pense sobre.

Comprar roupas em lojas de fast fashion se tornou um vício incontrolável por todos nós mas que tal comprar menos em lojas de departamentos e comprar mais de segunda mão ou por lojas locais? Pesquisando a fundo, essas lojas têm mil e um problemas internos e sem contar o uso desenfreado de água para fabricar certos tipos de peças.

Leve seu objeto reutilizável, seja ele copo/talher/canudo. Dizer não para esses objetos quando se está na rua é mais fácil se você tem outra alternativa. Se não pode ser reutilizável, não é bom para o meio ambiente.

Deslocamento

Porque não ir trabalhar de bicicleta, andando ou de transporte público? Essas são algumas das opções dadas pela organização. Tentar ao máximo diminuir a sua pegada de carbono é uma ótima ajuda para o movimento. Além de trocar os transportes, você também pode ser mais “limpo” se certificando se os veículos são elétricos ou se usam ‘combustível limpos’ para o deslocamento.

Dinheiro

Num mundo capitalista, o dinheiro é quem comanda. Mesmo assim, você ainda pode tentar redirecionar ele para boas causas.

Você sabia que pode fazer investimentos de forma sustentável? Pois é, há locais que têm essa opção, você só precisa perguntar o seu gerente se o seu banco faz isso e escolher o melhor local para investir o dinheiro. As opções sustentáveis são sempre as melhores, não se esqueça!

Pagar contas de água e luz também entra nessas trocas sustentáveis a serem feitas. Tornar a energia mais sustentável com painéis solares é uma das opções, porque não testar? Com a água você precisa apenas ver uma estratégia para canalizar a água da chuva, por exemplo.

Diversão

Para fazer essas mudanças é importante que mantenhamos uma mente aberta, e que sejamos curiosos no que toca ao meio ambiente. Ser curioso sobre algo nos leva a querer saber mais e no fim a adaptar o que aprendemos para a nossa vida. E caso queira viajar, porque não viajar dentro do seu país? Faça uma viagem de trem ou de ônibus. Procure mais sobre o local onde você mora e (re)descubra o escoteiro que tem dentro de você.

Todas essas dicas são ótimas para quem está começando ou para quem já está nesse estilo de vida mas precisa incrementar. É possível perceber que não há um grande obstáculo para cumprir o que é dito nas 5 áreas. Seguir a Anatomia da Ação pode gerar um grande impacto na sua vida e na de outros. Se inspire e inspira alguém a fazer a mudança!

Caso você queira saber mais sobre, o instagram da The UnSchool tem outras várias dicas sobre a Anatomia da Ação.

Mais desta categoria: COP 25: A Conferência sobre Mudança Climática » O impacto da sustentabilidade na Moda » Porque devemos dar atenção ao material reciclado? » Atitudes Sustentáveis: a sua importância » Como renovar a casa com pallets? » Horta em apartamento: como montar sua mini horta » Zero Lixo: 4 alternativas para você » Entenda porquê devemos nos atentar ao consumo de plástico » Minhocas Californianas: Conheça tudo sobre elas » Atitudes sustentáveis: 3 atitudes que mudarão seu 2019 » Carretel e bobina: inspirações de móveis com os materiais » Caixa de Bacalhau: o que fazer com esse material » Decoração de Natal: 5 ideias sustentaveis para decorar » Eco Friday + Consumo Consciente » Reciclagem de vidro: Conheça essa prática » Atitudes sustentáveis: 10 hábitos para se ter no dia a dia » Madeira sustentável: Conheça o que é um Biomóvel » Compostagem: conheça cada detalhe dessa prática » Composteira Humi na shortlist dos finalistas do BDA 2018 » CONHEÇA A POLÍTICA DOS 5R’s E VEJA AS PRINCIPAIS VANTAGENS QUE ELA PROPORCIONA AO MEIO AMBIENTE » Compostagem residencial » VANTAGENS DE SE VENDER EM UM MARKETPLACE » União dos palleteiros Brasil » Oportunidade pintando na área ! » Parceria EcoConsumo + Páprica Arquitetura » EcoConsumo lança nova parceria com a Casa do Vidro » 10 motivos para vender no marketplace EcoConsumo » Eco Consumo lança seu novo selo de certificação ambiental. » Evento Sustentável » Cadastro vendedor no EcoConsumo » Inicio de consumo mais consciente surge a EcoConsumo »
Artigo anterior Como substituir hábitos de higiene a favor do meio ambiente?
Próximo Artigo 4 motivos para você começar a investir na alimentação orgânica

Deixe uma resposta