Avalie este item
  • 0.00 / 5 5
(0 votes)

Reprodução: NASA/Unsplash

O fato de já estarmos quase em 2020 nos levanta uma questão importante.

2030 está a (quase) uma década de nós e quais atitudes sustentáveis você tomou?

Todos nós temos consciência que para continuarmos a habitar o planeta que vivemos, é necessário uma mudança. E os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis podem ser vistos como um manual para sabermos onde podemos melhorar.

Há quem pense que as transformações são bastantes radicais mas num planeta onde a emissão de CO2 está em alta assim como o aquecimento global, qualquer mudança é bem vinda. A Terra apenas consegue se manter na temperatura média global acima dos 15º graus devido ao efeito estufa, isto é, a junção de vários outros gases na atmosfera acabam por criar uma camada protetora contra raios nocivos que tendem a sobreaquecer o planeta. É claro que a emissão de CO2 é uma das maiores preocupações quando falamos de aquecimento global e ODS, mas não só. A preocupação se estende em trazer o bem-estar a todos e proteger o meio ambienteA Fome Zero e Agricultura Sustentável, Água Potável e Saneamento e Energia Limpa e Acessível são algumas dos objetivos a serem atingidos até 2030.

Os níveis de gases poluentes na China estão a aumentar. Crianças ao redor do globo continuam sem educação e condições humanas para viver. Plástico sendo consumido exarcebadamente.

Caso você queira começar e não saiba por onde, fique atento as três dicas que vamos te dar agora!

É necessário a redução de consumo de plástico

Repense na hora de utilizar aquele canudo plástico, aquela sacola de supermercado ou até mesmo a escova de dente. Já pensou? Tente levar com você sempre algo reutilizável. O planeta agradece!

Diga ‘SIM’ a energia limpa e acessível

Uma das grandes mudanças que podemos fazer é trocar a energia que vem do combustível fóssil para alguma mais limpo. Ao invés de usar o carro todo dia, porque não trocar por uma bicicleta? Além de não ser poluente traz benefícios a saúde. Se possível, compartilhe a viagem com alguém, assim uma mão lava a outra.

Evite desperdício

Sempre batemos na tecla nesse quesito que é super importante. Evitem jogar qualquer tipo de comida fora! Não é apenas porque se mistura com outros tipos de materiais e acabam por soltar substâncias tóxicas enquanto estão em aterros, mas porque ao invés de jogar fora você não alimenta aquela pessoa que está dormindo na rua? É uma boa maneira de fazer duas ações de uma vez só.

Consumo Consciente

Roupas, eletrônicos, cosméticos, viagens… tudo isso, de uma maneira ou outra, prejudica o ambiente. Talvez emprestar tal roupa ou comprar de segunda mão seja o mais viável até para o seu bolso. Outros aspectos como eletrônicos e viagens são questões a serem levantadas porque será que realmente são necessárias? Pense antes de comprar.

Há muitas outras dicas de atitudes sustentáveis que você pode encontrar em nosso blog, assim como produtos totalmente sustentáveis para você e sua casa no nosso e-commerce.

Mais desta categoria: COP 25: A Conferência sobre Mudança Climática » O impacto da sustentabilidade na Moda » Porque devemos dar atenção ao material reciclado? » Anatomia da Ação: a sustentabilidade ao alcance de todos » Como renovar a casa com pallets? » Horta em apartamento: como montar sua mini horta » Zero Lixo: 4 alternativas para você » Entenda porquê devemos nos atentar ao consumo de plástico » Minhocas Californianas: Conheça tudo sobre elas » Atitudes sustentáveis: 3 atitudes que mudarão seu 2019 » Carretel e bobina: inspirações de móveis com os materiais » Caixa de Bacalhau: o que fazer com esse material » Decoração de Natal: 5 ideias sustentaveis para decorar » Eco Friday + Consumo Consciente » Reciclagem de vidro: Conheça essa prática » Atitudes sustentáveis: 10 hábitos para se ter no dia a dia » Madeira sustentável: Conheça o que é um Biomóvel » Compostagem: conheça cada detalhe dessa prática » Composteira Humi na shortlist dos finalistas do BDA 2018 » CONHEÇA A POLÍTICA DOS 5R’s E VEJA AS PRINCIPAIS VANTAGENS QUE ELA PROPORCIONA AO MEIO AMBIENTE » Compostagem residencial » VANTAGENS DE SE VENDER EM UM MARKETPLACE » União dos palleteiros Brasil » Oportunidade pintando na área ! » Parceria EcoConsumo + Páprica Arquitetura » EcoConsumo lança nova parceria com a Casa do Vidro » 10 motivos para vender no marketplace EcoConsumo » Eco Consumo lança seu novo selo de certificação ambiental. » Evento Sustentável » Cadastro vendedor no EcoConsumo » Inicio de consumo mais consciente surge a EcoConsumo »
Artigo anterior 4 motivos para você começar a investir na alimentação orgânica
Próximo Artigo Entenda em que pé está a crise do derramamento de óleo no Nordeste

Deixe uma resposta