Avalie este item
  • 0.00 / 5 5
(0 votes)

Unsplash/Noah Buscher

Com tantas notícias desanimadoras sobre catástrofes ambientais circulando, é comum nos sentirmos um pouquinho desacreditados com a humanidade. No Brasil vivemos recentemente uma sequência de tragédias, como os crimes ambientais de Mariana e Brumadinho, e os incêndios na Amazônia. Isso torna difícil imaginar um futuro onde sejamos capazes de aproveitar os recursos do nosso planeta sem causar consequências irreversíveis. Que planeta vamos deixar para as gerações futuras?

Ao redor do mundo inúmeras pessoas estão tomando iniciativas inovadoras capazes de transformar essa realidade. Reunimos algumas soluções criativas e revolucionárias que podem nos inspirar a iniciar mudanças.

 Água limpa e acessível

Bill Gates, fundador da Microsoft, uniu-se ao criador da Amazon, Jeff Bezos, para criar uma tecnologia chamada Zero Mass Water. Trata-se de um painel solar que enche aproximadamente 12 garrafas de água diariamente. Isso tudo contando apenas com o ar e a luz do Sol. Em resumo, ele absorve a umidade do ar aos poucos, e ao ser aquecido pelo Sol, transforma essa umidade em água limpa. O projeto já foi aplicado em um orfanato libanês e em uma escola de meninas no Quênia. O investimento foi alto, 1 bilhão de dólares, mas a solução pode abastecer regiões afetadas por secas.

 Trocas justas

Em Roma, você pode trocar uma garrafa descartável por créditos no metrô. A ideia já está sendo testada em três estações e é uma tentativa de reduzir a circulação do lixo plástico. O mesmo já foi aplicado em Beijing e Singapura.

Seguindo uma linha parecida, supermercados alemães instalaram máquinas de vendas reversas onde você pode ganhar créditos se devolver garrafas vazias. Já uma escola indiana da cidade de Pamohi, chamada Ashkar Foundation, aceita pagamento de mensalidade em garrafas plásticas.

Recentemente o presidente do Canadá anunciou que estuda banir itens plásticos de um único uso até 2021. A medida é urgente, tendo em vista que o país não recicla nem 10% do que produz. Artigos como garrafas, canudos e sacolas plásticas podem sumir de vez da terra do Maple.

Todas essas iniciativas têm como objetivo final garantir a diminuição da poluição de plásticos. Entretanto, por mais simples que pareçam, resoluções como essas podem ter um enorme efeito a longo prazo, além de inspirar outras pessoas a iniciarem mudanças.

Ainda sobre reciclagem, a Terra Cycle se especializou em processar materiais difíceis, que outras empresas se recusam a reciclar. Presente em 21 países, a empresa reaproveita o material de itens como canetas, embalagens usadas, cigarros e escovas de dente sem cobrar nada. E para facilitar ainda mais o processo você pode enviar o material a ser reciclado por correio, além de disponibilizarem pontos de coleta 

A empresa funciona com o apoio de grandes grupos como P&G, Bacardi e Reckitt Benckiser. O lucro é revertido para fundações de caridade e já foram doados mais de 44 milhões de dólares em todo o mundo.

 Devolvendo vida à natureza

Os britânicos estão transformando a natureza na cidade grande com um simples e generoso ato: alimentando pássaros. O que pode parecer um hobby à primeira vista, eventualmente gerou um impacto ambiental incrível. Isso porque 1 a cada 2 proprietários de casas na Inglaterra tem um cantinho no seu jardim para disponibilizar comida aos passarinhos. Isso fez com que a variedade de espécies em regiões urbanas aumentasse, além de dar uma chance de passarem o inverno na Inglaterra ao invés de migrarem.

Em Los Angeles, a preocupação é com os leões da montanha. A espécie corre risco de deixar de existir na região por conta das estradas que cortam os territórios onde vivem. Além do elevado índice de atropelamento, a estrada restringe seu espaço, o que dificulta o acasalamento. A fim de resolver essa questão, ambientalistas e engenheiros estão estudando a possibilidade de desenvolver uma ponte natural para esses e outros animais atravessarem sem se arriscarem.

Nossa colaboração 

Enfim, essas são apenas pequenas amostras do que o ser humano é capaz de fazer pra salvar o nosso ecossistema. O time do Eco Consumo tem muito orgulho de participar desse movimento e carregar em seu DNA essa causa. Trabalhamos com produtos não apenas feitos de forma sustentável, mas que sobretudo possibilitam um estilo de vida ecologicamente correto aos consumidores. Curtiu nosso conteúdo? Então não deixe de acompanhar nossas dicas e matérias semanais no blog. E aproveite para conferir nossas ofertas e soluções sustentáveis.

Mais desta categoria: Dicas de presentes sustentáveis para surpreender no amigo secreto » 3 ideias de ambientes sustentáveis para curtir as férias » Entenda em que pé está a crise do derramamento de óleo no Nordeste » 4 motivos para você começar a investir na alimentação orgânica » Como substituir hábitos de higiene a favor do meio ambiente? » Dia Mundial do Animal: saiba porque devemos nos atentar a data » Você sabia que existe o Dia Nacional das Abelhas? » Saiba mais sobre a Cúpula da Ação Climática 2019 » Como reduzir o cosumo de plástico? » Conheça o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio » O gasto de água por trás dos produtos que consumimos » ICMBio comemora seu 12º aniversário » Floresta Amazônica: como você pode ajudar? » O Dia de Sobrecarga da Terra chegou mais cedo esse ano » O que você precisa saber sobre a Poluição Industrial? » Conheça os benefícios da agricultura familiar e sua importância » Espaço sustentável criado com apoio da Casa Com Pallet e do EcoConsumo » Dia de Proteção às Florestas: conheça algumas iniciativas para frear o desmatamento » Eco consumo para estudantes e universitários » Porque se cadastrar em um MarketPlace focado na Sustentabilidade? » 10 coisas que você pode fazer para salvar o oceano » Conheça as responsabilidades do engenheiro florestal e sua importância para o meio ambiente » Zero Lixo: 4 alternativas para você » O Fundo Nacional do Meio Ambiente comemora 30 anos » Entenda porquê devemos nos atentar ao consumo de plástico » Marketplace: 5 vantagens de vender no Eco Consumo »
Artigo anterior O gasto de água por trás dos produtos que consumimos
Próximo Artigo Conheça o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio

Deixe uma resposta