Dúvidas Frequentes [F.A.Q.] - VENDEDORES ECO

Principais dúvidas dos Vendedores Eco

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O que é o MarketPlace EcoConsumo

O EcoConsumo é um ponto de encontro da comunidade sustentável que junta produtores e consumidores comprometidos com um padrão de produção e consumos sustentáveis.

O nosso mercado online reúne todos os produtos que aliem cariz social e ambiental, da produção à venda, ultrapassando as barreiras do dia-a-dia para mudar o mundo.

O Eco Consumo possui loja física?

Ainda não, o Eco Consumo é uma loja virtual, um Marketplace de Empresas Sustentáveis, que tem por objetivo oferecer uma variedade de produtos ecológicos e sustentáveis. E acreditamos que juntos conseguimos juntar forças nas vendas Eco e facilitar para o nosso público-alvo.

Caso sua Empresa tenha clientes ou espaços públicos que tenham suas peças informe na sua página para que os clientes possam conhecer de perto seu trabalho!

Sempre que possível vamos tentar ter um espaço do Eco Consumo em Eventos e Feiras e nossos Lojistas Eco serão sempre convidados a expor.

O que é o Frete?

Sempre que um Produto for entregue para o comprador existe um valor referente à taxa de entrega, denominada “Frete”.

O Frete pode ser cobrado do comprador, além do valor do produto, e incluso no preço total ou o vendedor pode arcar com este custo e optar em colocar “frete grátis”.

Cada vendedor será responsável por negociar e expor o custo da entrega e que fique de uma forma transparente e fácil para entendimento do comprador.

Existem vários tipos de Frete: Correios, Transportadoras, frete terceirizado ou até o próprio vendedor entregar ao cliente. Todos os tipos existem um custo para tal serviço.

O Marketplace Eco Consumo não é responsável pela entrega e nem pela taxa do frete. As duas devem ser negociadas diretamente entre vendedor e comprador.

Cliente pode retirar a peça em um local e não pagar o frete?

Cada vendedor vai informar a forma de entrega de suas peças.

Caso tenha algum lugar para retirada deve ser informado no produto / Empresa Eco.

Cliente pode pagar com cartão débito ou crédito?

O Marketplace oferece o MOIP / WIRECARD, sistema de pagamentos on line.

O Vendedor Eco deve se cadastrar para que os clientes possam pagar com cartão de débito e crédito. Será descontado um percentual referente a operação.

Mais informações e cadastro aqui.

 

O que é Wirecard (Antigo Moip)

O que é a Wirecard?

 A Wirecard é a empresa que processa todos os pagamentos eletrônicos no marketplace da Rededots, ela nasceu como uma startup e se transformou em uma das maiores e mais respeitadas empresas de solução de pagamento do mercado, mantendo até hoje o espírito empreendedor e inovador.

Com soluções para Marketplace, E-commerce e Assinaturas, a Wirecard é especialista em produtos como Meios de Pagamento, Tecnologia de Pagamentos e Gestão de Risco, com a missão de facilitar e desburocratizar serviços financeiros para empreendedores no Brasil. Somos ainda uma empresa focada na experiência do cliente, portanto estamos sempre aprimorando nossos produtos e ferramentas, assim como a maneira como os clientes se relacionam conosco e com nossas tecnologias.

A Wirecard Brasil nasceu como o Moip, uma Startup mineira, e em 2016 foi adquirida pelo grupo alemão Wirecard AG, passando a fazer parte de uma das maiores empresas de pagamentos do mundo, com operação em +15 países.

Para conhecer mais sobre a Wirecard, acesse nosso site!

Quando recebo meus pagamento via Wirecard ?

Caso não haja confirmação do recebimento, nem a requisição do vendedor para liberar o mesmo, o Wirecard fará a liberação do valor depois de 30 dias da data da compra.

No caso de entrega em mãos ou envio sem código de rastreamento, você também deve informar que o pedido foi enviado, assim que realizar a entrega ao comprador. Isso deve ser feito na página do pedido, na listagem Minhas Vendas.

Da mesma forma, assim que o comprador informar que recebeu o pedido, somamos mais 8 dias corridos e seu dinheiro será liberado automaticamente.

É obrigatório a Declaração de Conteúdo ou Nota Fiscal nas minhas vendas?

A avaliação quanto à apresentação de Nota Fiscal ou Declaração de Conteúdo cabe exclusivamente ao remetente, em cumprimento às legislações tributárias. De acordo com o Protocolo 32/01, do Confaz, a declaração de conteúdo é exclusiva do “transporte de bens entre não contribuintes, em substituição à nota”.

É obrigatório o envio de Nota Fiscal com CPF do cliente ou CNPJ da Empresa nas postagens de encomendas pelos Correios, e transportadoras de produtos, que estejam sujeitos à tributação.

Para produtos que não estão sujeitos à tributação, o remetente poderá preencher uma Declaração de Conteúdo, que também deverá ser fixada na parte externa da encomenda.

Veja um Modelo de Declaração de Conteúdo aqui.

Ao assinar a declaração de conteúdo, o remetente declara, “sob as penas da lei, que o conteúdo da encomenda não constitui objeto de mercância”. Outras dúvidas devem ser esclarecidas junto aos órgãos de fiscalização tributária.

De que forma o documento precisa ser afixado?
A Nota Fiscal ou a Declaração de Conteúdo deve ser afixada na parte externa da embalagem da encomenda. Recomenda-se a utilização de envelope plástico transparente para o acondicionamento do documento.

O valor do produto precisa ficar visível?
Não. Deve constar o valor do produto no documento, mas não precisa ficar visível durante o transporte. Inclusive, na prática, os remetentes costumam inserir a nota dobrada dentro do plástico, de forma a preservar essas informações.

Qual recomendação para fotos de produtos?

Quando você entra em um marketplace, qual a primeira coisa que observa? A qualidade e a diversidade dos produtos, certo? E como você percebe isso?

Fotos de boa qualidade, com cores vibrantes, foco perfeito e bom enquadramento ajudam na percepção de que aquele é um bom produto.

Então capriche nas fotos do seu trabalho ou de seus produtos, para que o cliente fique mais tempo conectado em sua loja e tenha desejo de realizar compras.

Para que sua foto fique bem em sua loja, veja os requisitos técnicos que ela precisar ter:

  • O tamanho deve ser: mínimo 500 x 500 pixels e máximo 2Mb;
  • Fotos em arquivo no formato .jpg e .png ;
  • Formato quadrado (fotos retangulares não ficam bem dimensionadas), como se fosse para o Instagram.

**para transformar uma foto retangular em quadrada, aumente ou diminua o tamanho da imagem e faça um novo recorte.

Aqui vão algumas dicas para que suas fotos fiquem bacanas em sua loja, utilizando uma  câmera ou um celular.

1- Utilize luz natural, sem flash;

2- Procure mostrar as dimensões do produto;

3- Fotografe o produto por inteiro e em vários ângulos diferentes;

4- Fotografe o produto sendo utilizado por modelos, ou manuseados por modelos;

5- Utilize fundos variados: branco, de madeira, de tecido, na natureza, etc… Mas evite usar um fundo que tenha a mesma cor ou tonalidade do produto que está mostrando;

6- Utilize cenários contextualizados mostrando para que serve ou onde pode ser usado o produto;

7- Retire o produto da embalagem, coloque enchimento em acessórios e mochilas, para que não pareçam murchos, retire etiquetas e tags antes de clicar;

8- Passe a ferro as peças antes de fotografar. Peças amassadas dão ar de descuido;

9- Nunca deixe marca d’água, data ou local onde foi tirada foto;

10- Evite utilizar bordas ou filtros nas fotos, porque podem descaracterizar o produto.

Lembre-se que uma boa foto vale mais que 1000 palavras!

Fotos boas mostram que você teve cuidado ao preparar o produto para ser vendido e transmite confiança ao comprador.

O que são Tags ?

São as palavras que o comprador digitará nos buscadores para procurar produtos.

Use termos descritivos e use atributos únicos para cada um dos produtos que tiver na loja.

Não é necessário usar espaço depois da vírgula. Exemplo: bolsa,tecido,patchwork,azul,aplique,floral. 

As tags podem ter no máximo 2000 caracteres e devem ser pensadas para descrever o seu produto de maneira concisa e direta. Elas complementam a descrição e o título e contam muito para que seu produto seja achado mais facilmente via sistema de busca.

Nossa dica principal para boas tags é “pensar no seu produto como se você fosse o seu cliente”.

  • Qual produto? bolsa, sapato, chocolate, lembrancinha, convite, vestido, chaveiro 
  • Quem pode usar? homem, mulher, criança, infantil, adulto, cachorro, animal, bebê, unissex, feminino, masculino.
  • De qual material é feito? couro, tricô, feltro, botões, algodão, seda, biscuit, chocolate, porcelana, cerâmica, papel, ferro.
  • Qual a cor principal? azul, amarelo, vermelho, metálico, dourado, cobre, espelhado.
  • Onde posso usar? Exemplo: praia, urbano, cama, festa, sala, banheiro.
  • Qual a sazonalidade? páscoa, carnaval, dia dos namorados, festa junina, halloween.
  • Qual a textura/estampa/formato? estampado, floral, colorido, poás, craquelado, franzido, retangular, oval.
  • A qual categoria seu produto pertence? Observe as categorias que temos na home e suas sub-categorias. Veja em qual seu produto se encaixa e adicione este nome em sua descrição. Exemplo: casamento, bodas de ouro (podem estar juntas ou separadas por vírgulas).

– Use vírgulas para separar as tags. Não use aspas, ponto e vírgula ou ponto final nas tags;
– Mais de uma palavra entre vírgulas cria uma tag composta (por exemplo: “bolsa maternidade”, “bolsa de bebê”). É importante não esquecer de cadastrar as tags simples, como “bolsa”, “maternidade” e “bebê”;
– Não é preciso inserir o nome da sua peça no diminutivo (ex: ursinho, vestidinho, lembrancinha), pois o sistema automaticamente faz essa conversão quando o termo é buscado;
– Nunca insira códigos no título, o Elo7 gera automaticamente um código para cada produto seu. Caso queira utilizar outro como referência insira na descrição;
– Revise o seu texto para não deixar passar erros de português. Além de ser feio, desvaloriza o seu produto;
– Não coloque muitos adjetivos, o cliente deve chegar à conclusão que as suas peças são bonitas, caprichadas, charmosas, lindas e modernas com as suas fotos. Ninguém procura por “bolsa bonita”, e sim por “bolsa de mão”, por exemplo;
– Não abrevie “T. que caia”, “cam.”, “bjx.” são termos que não são pesquisados, eles só serão compreendidos por quem já entrou na sua loja e não por novos compradores;
– Evite colocar tags que não representam o seu produto. É desagradável fazer uma busca específica e o site retornar diversos produtos não relacionados. O comprador naturalmente terá uma reação negativa em relação ao vendedor que aparece em lugar impróprio e pode, só por isso, não comprar.;
– Revisite com frequência as tags de seus produtos e faça ajustes sempre que necessário.
– Nunca coloque o preço do seu produto no título. Isso desvaloriza a peça e não ajuda a melhorar na busca.

O que pode ou não ser divulgado na minha loja e produtos?

O que não pode ser divulgado:

  • Outros domínios e lojas virtuais do vendedor que não o endereço de sua loja no EcoConsumo
  • Endereço de blog pessoal ou da loja;
  • Endereço pessoal ou da loja em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, etc.);
  • E-mail, telefone e/ ou endereço pessoal, loja ou ateliê;
  • Dados bancários antes que o comprador finalize a compra através do Elo7 clicando no botão “Comprar este produto”.

O que pode ser divulgado:

  • CNPJ/ CPF do responsável pela loja;
  • Links de divulgação de outros produtos da loja, desde que estes também estejam hospedados no EcoConsumo

Meus produtos serão Avaliado com relação a sustentabilidade?

Serão considerados produtos passíveis de aprovação se seguirem 1 ou mais itens abaixo:

-Os produtos são fornecidos ou feitos com materiais sustentáveis ​​ou reciclados.
-A empresa está comprometida em melhorar o impacto social e ambiental.
-A eliminação de substâncias tóxicas e perigosas de produtos e operações.
– A empresa honra o aumento da eficiência, minimizando o uso de matérias-primas, energia e água, ou minimizando a poluição e o desperdício.
– Gestão ambientalmente responsável do descarte e / ou uso de resíduos.
-Baixo impacto ambiental ao longo do processo de produção.
-Produtos incentivam baixa ou zero resíduos vivos.

Em quais categorias podemos vender?

 O EcoConsumo marketplace tem 4 categorias principais, que são:

  • Vestuário de moda
    • incluindo vestuário, calçado, vestuário activo, joalharia, acessórios, chapéus, malas, cintos, sapatos, formadores, braceletes, pulseiras, etc.
  • Saúde & Beleza
    • incluindo maquiagem, cosméticos, cuidados com os cabelos, cuidados com a pele, produtos de higiene pessoal, banho e chuveiro, bem-estar, higiene, embelezamento.
  • Comida e bebida
    • incluindo lanches, guloseimas, confeitaria, panificação, delicatessen, mercearia, bebidas, nutrição esportiva, suplementos, álcool, comestíveis.
  • Casa e Estilo de Vida
    • que inclui tudo o que você pode pensar, incluindo casa, jardim, decoração, arte, gravuras, artesanato, móveis, livros, brinquedos, presentes, velas, elétrica, som e iluminação, mídia, jogos e tudo mais.

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