Avalie este item
  • 0.00 / 5 5
(0 votes)

Você conhece as minhocas californianas? Também conhecidas como Eisenia (gênero) fetida (espécie), essa espécie de minhoca contribui de forma significativa e eficaz para a compostagem doméstica.

De forma rápida e sutil as minhocas transformam os resíduos orgânicos depositado na composteira em um adubo rico em nutrientes para todos os tipos de planta. Este tipo de adubo, denominado de húmus de minhoca é considerado por diversos especialista como um dos melhores adubos para condicionar o solo.

Que tal saber mais sobre essa espécie tão pequena mas que certamente gera tantos benefícios para a compostagem? Confira tudo nas próximas linhas.

Vantagens das minhocas californianas

Em primeiro lugar é importante se ter conhecimento que a compostagem doméstica juntamente com as minhocas californianas geram grandes benefícios para a sociedade. Isso porque com a compostagem os resíduos orgânicos são menos descartados nos lixões. Com isso, os líquidos e gases que tais resíduos geram acabam não chegando ao meio ambiente.

Os resíduos orgânicos juntamente com os resíduos secos em um bom minhocário formam um excelente composto dentro de mais ou menos 30 dias. Vale lembrar que para que tudo dê certo você deverá seguir uma ordem específica: minhocas, húmus e, por fim, os resíduos orgânicos crus e secos.

Diferenças entre as minhocas californianas e as nativas brasileiras

A princípio existem quatro aspectos especiais das minhocas californianas. Estes tornam visíveis as diferenças entre elas e aquelas que diariamente encontramos em nosso jardim, são elas:

  • Movimentos: Os movimentos do corpo das minhocas californianas são mais calmos, ao contrário das nativas que são conhecidas como minhocas “puladeiras”;
  • Tamanho: Se comparada com as minhocas nativas, as californianas são o dobro menores;
  • Comilonas: Seu tamanho pouco influencia em sua eficácia. Essa espécie de minhoca é conhecida por ser “comilona”, o que a torna essencial para a compostagem;
  • Cor avermelhada: A sua cor se diferencia bastante da minhoca nativa. Puxado para os tons avermelhados a espécie também é muito procurada por pessoas que querem praticar a pesca.

Minhocas californianas e compostagem

Você sabe porque as minhocas ajudam na compostagem? O motivo é que elas tornam uma terra infértil em terra boa. Com isso, as plantas e alimentos podem crescer mais bonitos e saudáveis. Elas também contribuem para o aumento de água e ar do solo. Sendo assim, o mesmo tende a ficar ainda mais produtivo.

Para que se tenha sucesso na compostagem, é preciso manter o equilíbrio. Este equilíbrio nada mais é do que a quantidade certa de produtos úmidos e secos, lembrando sempre de seguir a sequencia que dizemos anteriormente. Um exemplo de material úmido são os talos de vegetais ou as cascas de verduras e frutas. Estes além de serem fontes ricas em nitrogênio ainda ajudará muito na compostagem.

No caso de alimentos secos os exemplos são folhas de árvores secas, grama e serragem. Esses fazem com que aconteça igualmente um equilíbrio entre a junção do nitrogênio (úmido) e carbono (seco).

Enfim, gostou de conhecer um pouco mais sobre as minhocas californianas e o que elas podem fazer na compostagem? Então aproveite e conheça a nossa página destinada a essas amiguinhas do meio ambiente. Ademais, fique a vontade também para saber mais sobre compostagem clicando aqui ou entrando em contato conosco para tirar suas dúvidas.

Postagem anterior Atitudes sustentáveis: 3 atitudes que mudarão seu 2019

Deixe uma resposta