Avalie esse item
  • 0.00 / 5 5
(0 votes)

Você já parou para pensar como o vidro é algo tão utilizado no dia a dia? Muitas pessoas fazem o processo de reutilização da embalagem de vidro em casa contudo, algumas pessoas descartam as mesmas sem pensar em sua reciclagem.

O vidro reciclado possui características semelhantes ao vidro comum. Mesmo após várias vezes reciclado o material permanece contendo sua qualidade e características. Entender melhor sobre a reciclagem do vidro é de suma importância para que você inclua esse hábito em seu dia a dia.

A importância da reciclagem do vidro

Além de ser um ato sustentável a reciclagem do vidro é, sobretudo, benéfica para o meio ambiente. Uma das principais matéria-prima do vidro é a celulose que vem de determinadas espécies de árvores. Então, quando você opta por reciclar esse material e o compra já reciclado você está preservando as árvores e ainda evitando que o vidro fique por centenas de anos nos aterros sanitários. Além desse ponto, devemos levar em consideração as milhares de pessoas que podem tirar seu sustento através desse trabalho.

Coleta seletiva

A separação e coleta seletiva é uma das principais etapas para a reciclagem do vidro. O processo se consiste em 6 passos objetivos, nos quais são:

  1. Coleta e separação: O vidro após ser coletado passa pelo processo de separação. A cor verde, âmbar e transparente são separadas e colocadas em plataformas distintas para que a qualidade de cada uma seja mantida;
  2. Processo de limpeza: Depois de separado o material deve ser limpo. A limpeza consiste na retirada de todos os resíduos internos e externos;
  3. Retirada de impurezas: O vidro limpo vai para a esteira para que todas as impurezas sejam retiradas como pedras, vidros, terra e plástico;
  4. Triturador: Agora o vidro passa pelo processo de trituração, transformando o material em cacos homogêneos;
  5. Nova retirada de impurezas: Essa é feita para que seja retirado qualquer resíduo que tenha passado na primeira e não seja vidro;
  6. Indústria de vidros: O último passo é o encaminhamento de todo o material a indústria de vidros. Lá o material será submetido a temperaturas entre 1.000 e 1.200 graus onde novas peças serão transformadas.

Novos produtos

Assim, depois de passar por todos os processos citados anteriormente o vidro se transforma em novas garrafas e frascos. Além desses, o vidro reciclado também vai para a indústria de fibra vidr. Lá pranchas de surf, carroceria de carros, capacetes e até aviões podem ser fabricados.

Portanto, é interessante parar e refletir! Talvez aquele vidro que você está descartando junto ao seu lixo comum pode se transformar em quilos de vidro novo. Adote a prática da reciclagem juntamente com a reutilização e reaproveitamento não só na questão do vidro mas também na de móveis sustentáveis.

Post Anterior Atitudes sustentáveis: 10 hábitos para se ter no dia a dia
Próximo Post Eco Friday + Consumo Consciente

Deixe uma resposta