Avalie este item
  • 5.00 / 5 5
(1 vote)

Zero Lixo, o movimento que mais atrai pessoas a se tornarem sustentáveis tem feito um ótimo trabalho e tirando o fato de haver alguns obstáculos, como nossos pais por exemplo, seguimos firme na busca por um mundo mais sustentável e menos consumista.

Mas o que é ser zero lixo?

O conceito, que vem do inglês Zero Waste, tem muito a ver com o consumo excessivo do ser humano.

O movimento tem como principal objetivo conscientizar mais as pessoas com o consumo desenfreado que temos nos dias de hoje. E uma das regras existente é o não consumo de plásticos, como é possível ver em algum de nossos posts. A regra é clara e super fácil de seguir, mas é necessário força de vontade porque nem sempre encontramos coisas que são totalmente livres de plástico.

Não é apenas o uso de plástico que tem a ver com o movimento zero lixo.

Os restos de comidas, alimentos, resíduos frescos entre outros que muitas vezes vai para o aterro, fazem parte desse movimento.

Antes de chegarmos a melhor parte gostaríamos de dizer que fazer parte do movimento vai muito além de comprar coisas novas e o que é empregado nele é a reutilização de coisas que já temos em casa. Sabe aquela tupperware que você tem no fundo do armário? Pega ela e reutiliza, com certeza ela servirá para muitas outras coisas e te ajudará a ser zero lixo e ter uma casa sem desperdício.

Agora você já sabe um pouco mais sobre como ter uma casa sem lixo, vamos a lista de coisas essenciais.

1. Canudos

canudos de inox com escova zero lixo

Reprodução: BTS TemTudo

Sabemos que os canudos são clichês e que vocês já ouviram falar enquanto ouviam sobre o movimento zero lixo, mas não poderíamos os deixar de fora. Fácil de introduzir a família e com maior taxa de aceitação, os canudos nunca te deixarão na mão. Sendo assim,  não há magia para a utilização e lavagem do mesmo, eis o porque de ser um dos primeiros.

 

2. Escova de Dente

escova de bambu zero lixo

Reprodução: Bhava

Você sabia que a escova de dente é um dos itens que mais poluem o oceano? Elas são feitas para durarem mais de 100 anos, mas escovas de bambu são compostáveis e podem ser trocadas sempre te ajudando no movimento zero lixo. O cuidado a ter com elas são simples: usar, secar e colocar num local onde não pega água. E ela estará sempre pronta para ser utilizada.

3. Sacolas Ecológicas

ecobags zero lixo

Reprodução: SóBags

Essas são aquelas must have de qualquer pessoa que entra para a vida zero lixo. As sacolas ecológicas são essenciais para ter na mala devido a necessidade de sempre precisar de comprar algo como verduras ou frutas. Sendo assim, você não utiliza sacolas de supermercados e leva o produto para casa na mesma. Caso comprar não seja a sua opção nº 1, você ainda pode ver vídeos no youtube que irão te ajudar a fazer as sacolas até a oportunidade bater na sua porta.

 

4. Absorventes de pano sustentável

absorvente ecologico zero lixo

Reprodução: Bebê Sustentável

Caso você não saiba, os absorventes não são recicláveis e infelizmente gera lixo ao meio ambiente, contudo nem tudo está perdido. Há várias opções para quem queira ter uma menstruação sem dores de cabeça, por exemplo, coletor menstrual. Nesse caso, te apresentamos o queridinho de muitas… o absorvente de pano sustentável. E não precisa se apavorar porque ele cumpre o mesmo papel que aquele absorvente lá de plástico que você usava.

 

 

A lista de coisas a serem introduzidas em casa sempre irá crescer e basta só você dar uma voltinha pela casa que irá encontrar algo para utilizar como se fosse algo novo. E caso encontre, comente o que foi e qual uso você deu a ela.

Mais desta categoria: Dia Mundial do Animal: saiba porque devemos nos atentar à data » Você sabia que existe o Dia Nacional das Abelhas? » Saiba mais sobre a Cúpula da Ação Climática 2019 » Como reduzir o cosumo de plástico? » Conheça o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio » Conheça algumas iniciativas que vão restaurar sua fé na humanidade » O gasto de água por trás dos produtos que consumimos » ICMBio comemora seu 12º aniversário » Floresta Amazônica: como você pode ajudar? » O Dia de Sobrecarga da Terra chegou mais cedo esse ano » O que você precisa saber sobre a Poluição Industrial? » Conheça os benefícios da agricultura familiar e sua importância » Espaço sustentável criado com apoio da Casa Com Pallet e do EcoConsumo » Como renovar a casa com pallets? » Dia de Proteção às Florestas: conheça algumas iniciativas para frear o desmatamento » Eco consumo para estudantes e universitários » Porque se cadastrar em um MarketPlace focado na Sustentabilidade? » 10 coisas que você pode fazer para salvar o oceano » Horta em apartamento: como montar sua mini horta » Conheça as responsabilidades do engenheiro florestal e sua importância para o meio ambiente » O Fundo Nacional do Meio Ambiente comemora 30 anos » Entenda porquê devemos nos atentar ao consumo de plástico » Minhocas Californianas: Conheça tudo sobre elas » Atitudes sustentáveis: 3 atitudes que mudarão seu 2019 » Carretel e bobina: inspirações de móveis com os materiais » Caixa de Bacalhau: o que fazer com esse material » Marketplace: 5 vantagens de vender no Eco Consumo » Decoração de Natal: 5 ideias sustentaveis para decorar » Eco Friday + Consumo Consciente » Reciclagem de vidro: Conheça essa prática » Atitudes sustentáveis: 10 hábitos para se ter no dia a dia » Madeira sustentável: Conheça o que é um Biomóvel » Compostagem: conheça cada detalhe dessa prática » Composteira Humi na shortlist dos finalistas do BDA 2018 » CONHEÇA A POLÍTICA DOS 5R’s E VEJA AS PRINCIPAIS VANTAGENS QUE ELA PROPORCIONA AO MEIO AMBIENTE » Compostagem residencial » VANTAGENS DE SE VENDER EM UM MARKETPLACE » União dos palleteiros Brasil » Oportunidade pintando na área ! » Parceria EcoConsumo + Páprica Arquitetura » EcoConsumo lança nova parceria com a Casa do Vidro » 10 motivos para vender no marketplace EcoConsumo » Eco Consumo lança seu novo selo de certificação ambiental. » Evento Sustentável » Cadastro vendedor no EcoConsumo » Inicio de consumo mais consciente surge a EcoConsumo »
Artigo anterior O Fundo Nacional do Meio Ambiente comemora 30 anos
Próximo Artigo Conheça as responsabilidades do engenheiro florestal e sua importância para o meio ambiente

Deixe uma resposta